
O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados em diversos pontos da malha férrea.
A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva a diesel, da CPTM, que conduz dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões formam totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.
Roteiros
Atualmente há duas opções de trajeto: Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ou Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União.
Os passageiros têm como opção para complementar o passeio roteiros turísticos feitos de ônibus dentro da cidade do destino. Esse serviço não é de responsabilidade da CPTM e é pago à parte diretamente às agências de turismo.
Mais informações no site: www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário